Monet

Monet

Claude Monet foi um pintor francês e o mais famoso do mundo entre os impressionistas (movimento do século XIX). Foi, inclusive, uma de suas obras - “Impression, soleil levant” (1872) - que motivou a criação do termo “Impressionnisme”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Monet nasceu em Paris, em 1840 e, por volta de 1856, conheceu Eugène Boudin, que lhe ensinou algumas técnicas de pintura ao ar livre (que depois lhe seriam muito importantes). Três anos depois, começa a estudar pintura em uma universidade parisiense, mas não consegue se adequar à “pintura acadêmica” - c’est-à-dire conservadora.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Felizmente, ele conhece Gustave Courbet e Camille Pissarro. Juntos, eles decidem experimentar a técnica de capturar, nos quadros, o momento preciso; para isso, evidentemente, não era possível levar horas para concluir uma obra, pois a luz, especialmente, muda no decorrer do dia. A solução: pouca ênfase aos detalhes e pinceladas rápidas, mas cheias de cor. Em 1899, em sua casa em Giverny, Monet pinta a série de quadros “Les Nympheas” (Os nenúfares) que, quando foi exposta, tornou-se um grande sucesso e a técnica usada para pintá-los é tida, ainda hoje, como uma das mais interessantes do mundo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Visto que uma das características do Impressionnisme é a captura de um instante preciso de uma paisagem, cuja luz e disposição dos elementos mudam em poucos minutos, conforme o tempo passa, as suas obras exploram diferentes estações do ano e momentos do dia. Ironicamente, devido à exposição longa dos olhos ao sol, Monet desenvolveu catarata mas, apesar de quase ter ficado cego, nunca deixou de pintar até a sua morte, em 1926, aos 86 anos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#bonjourparis #escolabonjourparis #falefrancês #francêsribeirãopreto #francês #frances #francesbonjourparis #falefrances #ribeiraopreto #francêsbonjourparis #françaisbonjourparis #bonjourparislécole #restezchezvous #claudemonet #impressionnisme #impressionismo
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet
https://fondation-monet.com/

Junte-se a milhares de alunos felizes!

Assine nosso boletim informativo e receba as últimas notícias e atualizações